top of page

Dançando o Despertar do Chakra Raiz

​​

O chakra raiz, também conhecido como muladhara, é representado por uma mandala de quatro pétalas, cada uma delas representando um aspecto fundamental de nossas vidas, que seriam:

​​

i. trabalho e dinheiro;

ii. família, comunidade e tribo;

iii. casa e sensação de pertencimento ao nosso lugar;

iv. corpo e saúde.



Quando o chakra raiz está equilibrado e limpo, nos sentimos fisicamente vitalizadas e energizadas. Em sintonia com as necessidades do nosso corpo nos nutrimos e nos cuidamos amorosamente. Estamos aterradas, focadas e possuímos a disciplina necessária para manifestar nossos sonhos na dimensão material.


À medida que elevamos a vibração do nosso chakra raiz, permitimos que nosso ser alcance seu mais elevado potencial evolutivo no tocante aos temas deste chakra. Passamos a sentir a unidade e interconexão com todos os seres e com toda a criação. Nos conectamos às redes de abundância da Terra e percebemos que existe o suficiente para todos nós e que podemos suportar o florescimento uns dos outros.


Hoje podemos testemunhar a dissolução da nossa sociedade materialista baseada no consumo, e, elevar a vibração do nosso chakra raiz neste momento, pode ativar nossa capacidade de encontrar formas criativas e novas estruturas para partilharmos nossos dons e talentos únicos, alinhando nossa vocação à nossa alma. Estamos evoluindo coletivamente, abandonando velhas formas de ser e agir em muitas áreas do chácara raiz e todas elas precisam ser re-formatadas juntamente com nossa evolução.

A Dança

O chakra raiz está conectado ao local onde a Energia Kundalini Shakti descansa na base de nossa coluna. A primeira posição do chakra raiz é de bruços no chão, entregues e receptivas à terra. Começamos a energizar o chakra da raiz através do relaxamento do períneo e do ânus, partes do corpo muitas vezes consideradas tabus, e que são os principais pontos de acesso ou portais para a energia vital da terra entrar em nosso sistema. Outras partes do corpo que são energizadas quando abrimos e limpamos a energia de nosso chakra raiz são: o sistema excretor, os intestinos e os ossos.



Explorar o chakra raiz através da dança é uma experiência altamente energizante, na qual chacoalha-se quadris e nádegas, as pernas chutam e batem-se os pés com força nos chão pulsando essa energia coluna vertebral acima.



É uma dança que diz:

"Sim, eu estou aqui neste corpo e, sim, eu quero estar aqui!"

É uma dança de aterramento, focada principalmente nas pernas e pés, na qual nos rendemos à atração da gravidade, indo para o chão, dançando com ele! Nós deslizamos nossas barrigas na terra. Movemo-nos de formas que energizam nossos corpos físicos e nos conectam ao núcleo da Terra. Nos aterramos e criamos raízes.

Após a prática

Uma jornada "dançando a raiz" é como se fosse uma faxina neste chakra. Nos energizamos, purificamos e abrimos o chakra através de movimento, dança, respiração e emissão de sons que liberam a estagnação e expressam todas as energias que armazenadas no chakra raiz.


Após esta dança, é recomendado um banho quente à luz de velas quente, esfoliação com sais que limpam energeticamente e removem camadas mortas da pele. É um bom momento para adotar melhores hábitos alimentares, para marcar uma massagem, começar uma desintoxicação ou buscar profundamente quais são as atuais necessidades e urgências do corpo e fazer algo a respeito.


Depois de uma prática para o chacra básico, liberamos energia para limpar e organizar a casa, lembrando que o templo-casa é um reflexo externo do templo interior.

dança para o chakra raiz


Texto adaptado do original KUNDALINI DANCE: SACRED ALCHEMICAL EVOLUTIONARY KEYS, de Leyolah Antara

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page