top of page

Gravidez Consciente


Yogi Bhajan deixou-nos uma ampla gama de inspiração e ferramentas práticas do Yoga para uma gravidez consciente, bem como ensinamentos do Yoga para incentivar a mulher a cuidar de si mesma e se preparar para a maternidade ao cultivar uma prática diária da meditação, yoga, canto e oração, e também manter-se em ambientes edificantes e pacíficos.


"Durante esses meses [de gravidez] é necessário que a mãe mantenha-se em circunstâncias muito seguras, respeitáveis, e confortáveis, e no qual ela possa ter grande entendimento ao seu redor. Nós sabemos como cuidar da roseira, mas nunca tentamos estudar a forma de criar nossos filhos. Nossas crianças estão realmente crescendo nesses nove meses de gravidez e desenvolvimento. Esses são dias muito importantes da vida da criança ".

~ Yogi Bhajan, "The Ancient Art of Self-Healing"

A frequência vibratória da futura mãe

A frequência vibratória da mulher tem um enorme efeito sobre a alma que ela irá atrair. O brilho e a consciência da mulher atrai o corpo sutil da alma reencarnante a qual será concedido o dom de uma vida humana. Ela tem a capacidade de mudar a sua frequência vibratória utilizando yoga, meditação e oração. "Quando uma mãe está grávida, o tipo de alma que ela poderá receber depende de sua atitude mental. E então, como há outra beleza que surge dentro da dimensão de seu ventre, que é a sua gravidez, você pode transformar totalmente sua alma. A alma é pura e não tem nada a fazer, mas o corpo sutil carrega o karma da vida anterior. Uma mãe pode totalmente purificar o corpo sutil do novo filho ".

~ Yogi Bhajan, Acampamento de Mulheres 1976

O 120° dia da Gravidez

Do ponto de vista do Yoga, uma ligação sutil entre as células do embrião e a alma a ser encarnada ocorre no momento da concepção. Aos 120 dias após a concepção, a alma passa a habitar plenamente o corpo que foi concebido. Após o 120º dia de gestação até o cordão umbilical ser separado da mãe, a mente subconsciente da criança é formada.


"No 120° dia, damos a nossas mulheres uma bênção e dizemos-lhes para meditar mais, e olhar em direção a Deus, de modo que elas possam ter crianças muito calmas, tranquilas, inteligentes e auto-criativas".

Yogi Bhajan, Acampamento de Mulheres 1979

Seu primeiro filho aprende a partir de seu estado de consciência, ainda no útero. Tudo o que você conscientemente experiência: o seu estado de espírito, a sua relação com o mundo e seu relacionamento com seu filho, são transmitidos para o seu filho e tornar-se-ão o fundamento do subconsciente de seu filho, que é a raiz de sua personalidade.


A Celebração do 120° Dia é um momento em que a família e os amigos mais próximos são convidados a se alegrar, honrar a mãe, e oferecer seu apoio amoroso. Todos se reúnem para meditar, cantar, e refletir sobre a realidade de que uma alma está entrando em seu ventre. Esta celebração também oferece orações para o bem-estar espiritual, mental e físico da mulher, para que ela possa inspirar, ensinar e orientar seu filho.


"A coisa mais pura no mundo é o coração da mãe, o chakra do coração, o centro da mãe. É a coisa mais pura do mundo. Ele pode mover Deus. Ele pode mover o universo. Ele pode causar um efeito sem limites. O coração da mãe é o maior poder do Infinito já dado a qualquer ser finito Há certas coisas que podem ser consideradas as coisas mais superiores:. oração da mãe, a oração da pessa amada (eu gostaria de dizer esposa , mas não está escrito nas escrituras, então não posso alterá-las), a oração do self, e da oração do professor espiritual. São quatro orações que podem alterar e mudar o destino ".


~ Yogi Bhajan, Acampamento de Mulheres 1977

A experiência do nascimento

Parir outro ser humano nascer a partir do seu próprio corpo é algo que está além do que as palavras podem expressar. Tempo e espaço não existem. Uma mulher em trabalho de parto transcende a realidade de medidas terrenas e experimenta um vislumbre do Infinito, que não contém apenas o aqui e agora, mas o passado e o futuro também.


Preparar-se para um parto consciente é o melhor presente que uma mãe pode dar a seu filho. Seu esforço para estar desperta e consciente durante o parto prepara o terreno para seu filho ser acordado e consciente. Coloque a sua intenção para um nascimento sensível, consciente; prepare a si mesma e a seus ambientes, dê o seu melhor, e confie que o Universo está no comando.

Os primeiros 40 dias após o nascimento

Quando seu filho estava em seu útero, você e seu filho compartilhavam funções físicas, bem como energias sutis. Você foram misturados em uma aura. A separação de sua aura e aura do seu filho foi iniciada quando o cordão umbilical foi separado de seu corpo. Isso pode ser um choque para ambos.


Em muitas culturas ao redor do mundo, a sensibilidade do recém-nascido é respeitada, e a criança é protegida em um ambiente suportado e sagrado juntamente com sua mãe e a família íntima, especialmente durante os primeiros 40 dias após o nascimento. As mulheres têm o privilégio e apoio para lentamente e respeitosamente se recuperarem do parto, e desfrutarem de um momento agradável para assim construirem um relacionamento amoroso com seu recém-nascido. A sustentação vem da família e amigos, que ajudam com as tarefas domésticas, familiares e da puericultura.


Iogues recomendam que a criança permaneça dentro da aura da mãe (dentro da distancia de 9 pés, ou 2,74 metros de seu corpo físico) durante os primeiros 40 dias após o nascimento. Devido à sensibilidade sutil da criança, é melhor não deixar o bebê sozinho em um quarto durante essas semanas. Se a mãe precisa deixar a criança, em seguida, o pai ou a outra pessoa de apoio amoroso pode ficar com a criança.


"Ele estava dentro, onde estava quente, aconchegando e bem contido. Ele saiu e agora ele precisa que o toque, esse sentimento, essa unidade dentro dos nove pés de sua aura. Você é uma mulher moderna. Você quer ir a um cinema. Quando uma criança nasce, você deve ficar com ela por quarenta dias e durante dois anos você e seu marido deve mantê-lo perto do seio e do peito. Este é o mais querido Deus, nascido da inocência de duas pessoas que acreditaram no amor ".

~ Yogi Bhajan, Acampamento de Mulheres, NM, 1989

Yoga Kundalini e Meditação durante a gravidez

Na maioria dos casos, uma mulher pode praticar Kundalini Yoga normalmente até o 120º dia de gestação, se não houverem complicações de saúde. Após o 120º dia de gestação, há certos exercícios que ela deve evitar. E é sempre aconselhável verificar com o seu médico.

Posições básicas para Yoga na Gravidez

  • Pose fácil

  • Borboleta

  • Alongamento do Nervo da Vida

  • Gato e vaca

  • Agachamento

  • Flexão Espinal

  • Exercícios de braço

  • Exercícios de ombro

  • Exercícios para o Pescoço

  • Relaxamento: de lado ou de costas (antes de 5 meses)

  • Respiração consciente

Práticas de Yoga para evitar depois do 120º dia de gestação

Os exercícios a seguir não devem ser praticados após o 120º dia de gestação, ou se uma mulher tiver quaisquer complicações médicas:

  • Yogi Bhajan: Após o 5º mês, evitar Pose do Bebê e também todos as Meditações com Gongo

  • Após a 36ª semana, evitar alongamentos do nervo da vida nas variações em pé.

  • Não fazer exercícios que aplicam pressão na área abdominal (isto é, Bow Pose, Strech Pose, etc.). Não fazer exercícios deitada sobre o estômago.

  • Não fazer exercícios e pranayamas que estimulem excessivamente. (O pulso não deve ir acima de 140 batimentos por minuto).

  • Não fazer respiração do fogo. Yogi Bhajan afirmou que uma suave respiração do fogo é permitida nos primeiros 3 meses se a saúde permitir.

  • Não realizar Maha Bhanda ou Uddiyana Bhanda (bloqueio de diafragma) ou Mula Bhanda (contração do reto, sexo e umbigo juntos), ou o bloqueio do diafragma. A contração do assoalho pélvico fortalece e tonifica os músculos do assoalho pélvico e é aceitável durante e depois do parto na maioria das situações.

  • Não realizar elevações de pernas (exceto enquanto estiver deitada de lado).

  • Não fazer posturas invertidas (isto é, invertida sobre ombro, sobre a cabeça , paradas de mãos, etc.).

  • Não fazer Sat Kriya.

  • Evite deitar-se sobre as costas após o 6º mês pois barriga está muito grande. A melhor posição para o aumento do fluxo de sangue para o bebê é deitando-se sobre o lado esquerdo. Não se estresse e ou exercite-se intensamente.

  • Não tome banhos frios, após o sétimo mês.

  • Não faça Venus Kriyas durante a gravidez. Exercícios com parceiros podem ser realizados. Yoga Tantrico Branco é aceitável, no entanto, discutir com o facilitador tântrico antes do curso.

  • Não realizar suspensão da respiração na expiração.

  • Não fazer exercícios que agravam deficiências e lesões previamente existentes.

  • Não fazer pesados ​​exercícios de desintoxicação.

Kirtan Kriya

A meditação SA-TA-NA-MA, é a meditação mais eficaz para liberar assombrações, padrões limitantes da mente subconsciente e para preparar um casal para a gravidez. O ideal é pratica-la diariamente por pelo menos 40 dias consecutivos para receber o efeito completo.

Charan Jaap

Muitos futuros pais têm buscado seguir a recomendação do Yogi Bhajan para que o marido e futura mãe pratiquem a caminhada diária para estar juntos e praticarem o Charan Jaap.


"É por isso que um dos kriyas que uma mulher grávida pode fazer com seu marido é caminhar juntos fazendo o chamado " Charan Jaap ". É uma meditação andando. No pé esquerdo da mulher canta "Sat Nam", enquanto o homem canta "Wahe Guru" à direita. Andam dessa forma juntos por quatro a cinco milhas (6 a 8 quilometros). Você verá que os filhos desses pais são muito calmos, muito quietos, muito sorridentes. Eles não ficam chorando. Eles são absolutamente contidos. "


~ Yogi Bhajan, Acampamento de Mulheres, Espanola, 08 de julho de 1998

Tradução livre do original

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page